NÚCLEO DE PLURALIDADE ESPORTIVA

NUPE

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto lido na Reunião de Pais e Mestres

No dia 16 de julho, na Reunião de Pais e Mestres, foi lido o texto "Conselho dos Filhos para os Pais", pelo texto ser muito interessante e emocionante queremos compartilhá-lo com todos vocês.


"Conselho dos Filhos para os Pais"



Não me dêem tudo que eu pedir. Não quero coisas e mais coisas. Às vezes peço para ver até quanto posso obter. Não me dêem sempre ordens. Se, ao invés de ordens, me pedirem com jeito, rapidamente o farei e com mais prazer.

Se me prometeu um prêmio, cumpram o prometido, o mesmo se for um castigo.

Não me comparem com ninguém, especialmente com meus irmãos. Se vocês me fizerem luzir menos que os demais, então serei eu quem sofrerá nas sombras. Lembrem, como vocês dizem: os dedos da mesma mão não são iguais...

Não me corrijam minhas faltas diante dos outros. Eu me sinto mal e fico humilhado. Não é justo. Ensinem-me a melhorar quando estivermos a sós.

Não me gritem. Respeito-os menos quando o fazem, pois me ensinam a gritar também, e eu não o quero fazer.

Deixem desenvolver-me por mim mesmo. Se vocês fazem tudo por mim, eu nunca aprenderei. Permitam-me errar para poder crescer. Quando eu fizer algo, não exijam que eu diga o porquê o fiz, às vezes eu mesmo nem o sei.

Quando estiverem equivocados em algo, admitam o erro e cescerá a opinião que tenho de vocês e assim me ensinarão a admitir meus equivocos também.

Tratem-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que tratam seus amigos, já que, como somos familia, podemos ser muito amigos.

Não me digam para fazer uma coisa que vocês não o fazem. Eu aprenderei e farei sempre o que vocês fizerem, mesmo que não o digam; mas nunca o que vocês disserem e não fizerem.

Quando eu contar um problema meu, nos momentos que me derem chance, não me digam que é bobagem ou que não tem importância. Tratem de compreender e ajudar. As "pequenas coisas" pra vocês, podem ser "grandes" para mim.

Por fim, uma coisa muito importante. Ensinem-me a conhecer e amar as coisas de Deus; mas de nada vale isso, se eu vejo que vocês não fazem. Que eu sinta Deus através de vocês. Que por vocês eu aprenda a compreender e respeitar o outro.

Digam sempre que me amam. Gosto muito de ouvir vocês dizerem isto e perceber, nas pequeninas demonstrações de afeto, esse amor.

Não é porque estou crescendo que não preciso mais de gestos de carinho

Eu amo vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário